top of page

Data Science: O Bootcamp que você precisa fazer!

Atualizado: 31 de mar. de 2020

Data Science é somente mais uma das tantas áreas de estudo que apareceram nos últimos anos e, com certeza, estão mudando a forma como entendemos o mundo. Vagas para profissionais com esse conhecimento estão surgindo em todos os cantos, com salários e benefícios bastante interessantes. Ainda assim, é preciso entender melhor como funciona esse mercado e, principalmente, o que ele pode agregar à sociedade como conhecemos hoje.


Por ser uma novidade — e ter tanta gente interessada —, é possível encontrar por aí diversos livros, cursos e especialistas que tentam, de alguma forma, passar o conteúdo a seus leitores e alunos. O que ocorre, entretanto, é que este é um estudo mais complexo do que se imagina e, portanto, se faz necessário mergulhar de forma mais profunda em seu aprendizado para, somente então, ver todo seu esforço e investimento valerem a pena.


Com isso em mente, a Hub Education oferece agora um Bootcamp focado única e exclusivamente em Data Science. Este é um programa intensivo que visa preparar os profissionais para essa que é, sem dúvida, uma das habilidades do futuro e, assim, terá sua importância bastante valorizada em alguns anos. O conhecimento adquirido será enorme, mas antes de falar sobre o bootcamp em si, é preciso primeiro explicar melhor todo esse conceito e sua relevância no mercado de trabalho.


O que é um bootcamp?

Talvez alguns de vocês que estão lendo este texto não saibam ao certo a que se refere esse termo: bootcamp. Se esse é seu caso, não se preocupe, a evolução apresentada nos dias de hoje realmente é muito rápida, o que faz com que novas terminologias surjam a cada momento, fazendo com que a toda hora precisemos pesquisar e nos manter atualizados.


O conceito de bootcamp surgiu, na realidade, nos Esports — ou esportes eletrônicos, plataformas virtuais de jogos, muito conhecidas ultimamente e que ganham mais e mais adeptos a cada segundo. A tradução literal do termo seria algo como “Campo de Treinamento”, ou seja, um local onde todos os jogadores se encontravam para treinar, de forma intensiva, as mais diversas categorias competitivas disponíveis, englobando desde os famosos jogos de tiros como Counter Strike, até os tais MOBAs — Multiplayer Online Battle Arena —, onde diversos praticantes duelam em um ambiente virtual.


O conceito foi adaptado para os negócios, e assim surgiram os bootcamps mais técnicos, por assim dizer, em que são feitos programas intensivos — que podem durar de algumas semanas a meses. Esse tipo de ensino mais imersivo visa uma área em específico e suas habilidades mais relevantes, fazendo com que o profissional consiga, de forma mais rápida e prática, adquirir um maior conhecimento sobre determinada área de atuação.


Por que fazer um bootcamp?

Já bastante conhecidos em diversos países, os bootcamps chegaram ao Brasil há relativamente pouco tempo, apresentado um novo conceito de aprendizado à população. Seus benefícios são muitos, mas a agilidade de todo o processo e, principalmente, seu custo benefício, são os fatores que têm atraído tantos profissionais.


Pare para pensar: se você decidir mudar de carreira hoje, qual seria o caminho que teria que seguir? Bom, primeiramente você teria que ter uma formação e, se optar por cursas uma nova faculdade, precisaria de no mínimo três a quatro anos para ter seu diploma e o conhecimento necessário, correto? Além disso, se for uma instituição particular, o montante seria de, pelo menos, cerca R$50.000,00 por esse estudo.


Pois bem, é nesse ponto que o bootcamp se apresenta como uma oportunidade não somente viável, mas também bastante coerente de investimento, visto que o conteúdo é passado de forma intensiva durante um curto período de tempo — ao menos em relação a uma graduação. Com isso, em apenas um mês você terá todo o conhecimento necessário para embarcar em uma nova carreira, podendo então cumprir seus sonhos sem ter de esperar por alguns anos.


Tecnologia: A habilidade do futuro

Como é de se esperar pelo próprio nome, Data Science faz parte do mundo de termos ligados à tecnologia, os quais se devem entender para conquistar mais espaço no mercado de trabalho atual. Assim, entende-se que o conhecimento a respeito de tudo que for tecnológico é imprescindível para qualquer profissional, independente de seu campo de atuação, cargo, companhia ou formação.


O bom entendimento dessa inovação permite que qualquer um possa, de forma muito mais rápida e eficaz, se adaptar a qualquer nova demanda, seja ela proveniente do mercado, da empresa ou dos consumidores. Tudo nos dias de hoje envolve, de alguma forma, a tecnologia, o que faz com que pessoas que não dominem esse conhecimento acabem sendo deixadas de lado em qualquer processo seletivo.


Sendo assim, compreender as novas ferramentas disponíveis se mostra não somente um investimento em informação, mas também um incrível trampolim profissional. Àqueles que dominam tais tecnologias, o mercado é amplo e cheio de oportunidades, já aos que se recusam a visualizar o que está ocorrendo, as vagas serão cada vez mais escassas.


Data Science

Em sua tradução literal, data science seria a ciência dos dados, ou seja, um estudo que busca entender os dados e informações, todo seu processo de captura, geração e análise. Dessa forma, Este é o campo que permite interagir com os dados, entende-los da melhor forma possível e, somente então, tornar possível a execução de uma tomada decisão coerente com o problema apresentado.


Com tantas interações sendo geradas a cada segundo — seja um like no Facebook, uma nota foto no Instagram, um vídeo publicado no Youtube ou uma nova conexão no LinkedIn —, a quantidade de dados disponíveis aumenta de forma assustadora. Com isso em mente, é preciso entender que, somente um estudo complexo poderia gerar formas de compreender e utilizar esses dados, de maneira a utiliza-los em sua totalidade e evitar a perda de informações relevantes.


Para esse fim, surgiu então o Data Scientist, ou Cientista de Dados, em português. O profissional designado e treinado para extrair o máximo possível de cada dado novo disponível. Sua importância dentro da cadeia de produção de insights hoje é grande, assim como a demanda do mercado por pessoas com tais conhecimentos técnicos sobre essa área que, até poucos anos atrás, sequer existia.


O Bootcamp da Hub Education

A Hub Education agora também oferece a todos seu mais novo método de ensino: o bootcamp. O primeiro terá como foco Data Science for Business, e terá encontros presenciais todos os sábados, em um período de dois meses — entre 19 de outubro e 14 de dezembro.


Dentre os temas abordados durante o bootcamp, destacam-se alguns que são de grande valia para profissionais que desejam entrar neste mercado, como por exemplo:

  • Instalar e usar ambientes de construção de modelos de machine learning (anaconda, google, colab, jupyter, notebook, spyder);

  • As principais bibliotecas Python do ecossistema de ciência de dados (panda, numpy, scikit learn, pyplot, etc);

  • Análise exploratória, preparo de dados , aplicação de algoritmos, criação e avaliação de modelos.

Além de tudo isso, o bootcamp ainda tem como coordenador pedagógico Adriano Prieto, que é Mestre em Física Computacional pela Unicamp, possui mais de 10 anos no mercado de trabalho e já coordenou processos seletivos para contratação de Cientistas de Dados em empresas como Itaú e iFood.

 

Se você se interessa pelo assunto, pretende implementar tais conceitos em seu local de trabalho, ou busca por uma nova carreira, o Bootcamp Data Science for Business é para você. Segundo a Harvard Business Review, essa é a profissão mais quente do século XXI.


Como dito acima, os encontros serão presenciais, tendo início em outubro, e indo até dezembro, sempre aos sábados, no prédio da Hub em Campinas. Para se inscrever neste bootcamp, ter mais informações sobre o programa ou visualizar outras opções, entre no site da Hub Education e faça seu cadastro. Os profissionais de Data Science estão em falta no mercado, então seja você um dos primeiros a se preparar para a profissão do futuro!

bottom of page