top of page

A ideia da Inovação, você já teve?

Atualizado: 31 de mar. de 2020

A Cultura da Inovação vem ganhando forças pela sua imprescindibilidade, entenda sobre.



Informações vêm e vão, se criam, se moldam, se qualificam, e em decorrência disso precisamos acompanhar todo o processo para que possamos fazer parte das mudanças e assim reciclarmos nossos projetos, estes movem o mundo.


É muito comum vermos boas ideias se transformando em más, más aproveitando oportunidades momentâneas e se tornando boas, negócios crescendo, negócios fechando, e no meio de tudo isso a única coisa capaz de influenciar um resultado positivo ou negativo são as formas de inovação que implantamos nessas ações.


Uma ideia nunca é ruim demais para não ser colocada em prática, o que diferencia o resultado é apenas a forma que o processo será conduzido. No entanto, levando em consideração a realidade que estamos inseridos, é mais do que ideal estarmos SEMPRE em busca de inovar, já que há muitas informações e ideias por aí, e o que antes as pessoas sonhavam, hoje elas primeiro realizam, ou seja, o processo não é mais impossível, o que é difícil é a forma de equilibrar a projeção a longo prazo.


Como fazemos isso? Bem, primeiramente é necessário entender onde você está inserido e quais as maiores dificuldades deste ambiente, quais são as influências? Você acompanha as necessidades destas? Caso não, já é o primeiro passo. De um modo geral para iniciar a Cultura da Inovação em seu negócio é necessário:

  1. Incentivo a pesquisa;

  2. Estimular boas ideias;

  3. Abertura para criação;

  4. Sugestões de melhorias vindo de terceiros;

  5. Métricas;

  6. Possibilitar mudanças rápidas;

  7. Evitar conservadorismo.

No geral, é importante agir conforme as necessidades do negócio, porém esses fatores são quase universais para tudo que envolve a inovação. Além disso também é positivo seguir o método 5W2H, que nada mais é do que uma ferramenta japonesa de gestão, onde você precisa responder as 7 questões para se orientar sobre o caminho a seguir. Funciona assim:


  • What: O que fazer?

  • Where: Onde a ação será feita e qual seu tamanho?

  • Why: Por que fazer? Quais serão os benefícios dessa inovação para o seu negócio ao longo do tempo?

  • When: Quando a inovação será colocada em prática?

  • Who: Quem será o responsável pelo desenvolvimento de cada etapa?

  • How: Como esse processo será realizado e colocado em prática?

  • How Much: Qual o recurso necessário para investir?


Isso tudo foi apenas uma breve orientação e reflexão sobre a Cultura da Inovação, algo imprescindível na atualidade. E você, já acompanha as tendências no intuito de não ficar parado no mesmo lugar?


bottom of page