• Hub Education

O que é perfil comportamental? Entenda e conheça os benefícios

Atualizado: Ago 10



Todo profissional carrega características específicas e, por isso, são diferentes uns dos outros, em decorrência da vivência e da cultura de cada um. Entender essas particularidades é primordial para um bom desenvolvimento em uma empresa. Mas você sabe o que é perfil comportamental?


Compreender o perfil dos colaboradores é importante para melhorar a convivência no dia a dia de trabalho, bem como mapear os pontos fortes e fracos da equipe e a área que cada um lida melhor. Quer saber mais sobre ele e seus benefícios? Continue a leitura.


O que é perfil comportamental?

Trata-se de como as características determinam o comportamento do colaborador, ou seja, o que é determinante para o relacionamento do profissional.


Essa classificação auxilia no encaixe do profissional em um grupo, na identificação dos pontos fortes e fracos que ele tem, bem como os métodos a serem trabalhados para o desenvolvimento dele.


Ao traçar o perfil comportamental do colaborador é possível compreender quais aspectos precisam ser melhorados e que atividades podem ser feitas para desenvolver esses pontos.


Quais os perfis comportamentais existentes?

A tendência comportamental do indivíduo pode ser definida conforme o perfil predominante na pessoa. Além disso, é possível que uma pessoa apresente mais de um perfil comportamental. Entretanto, apenas um é o predominante. Hoje, existem quatro perfis comportamentais: executor, comunicador, planejador e analista.

Comunicador

Os colaboradores com o perfil comportamental de comunicador, geralmente, têm bom relacionamento com colegas e auxiliam na motivação deles. Além disso, pessoas com essas características também têm facilidade em se adaptar a novas situações.

Comunicadores se destacam em autonomia, persuasão e em trabalhos mais dinâmicos. Por outro lado, o profissional comunicador precisa desenvolver autoconfiança. Normalmente, tendem a ser vaidosos e se vitimizam diante de feedbacks negativos. Em alguns casos, usam a estratégia de ignorar o problema.

Analista

Pessoas com o perfil comportamental analista tendem a ser excelentes em executar tarefas repetitivas, como alimentar planilhas. Ainda, destacam-se em projetos que pedem fundamentação científica, uma vez que gostam de ser respaldados por estudos. Entretanto, analistas têm características de se sentirem indecisos.

A maior característica desse perfil é a qualidade e exatidão ao realizar uma tarefa. Por outro lado, colaboradores que apresentam essa descrição comportamental podem gerar conflitos, uma vez que a busca pelo trabalho perfeito pode causar lentidão e pessimismo.

Planejador

Os colaboradores com perfil planejador são mais calmos e centrados, além de gostarem de manter uma rotina previsível. Isso pode ser confundido com lentidão no trabalho. Entretanto, é uma das principais qualidades desse perfil, uma vez que todo tempo gasto em uma tarefa vira retorno para entregá-la com perfeição.

Geralmente, planejadores também são mais práticos e têm forte conexão com os outros colegas de trabalho. Os principais desafios de um colaborador com perfil planejador são lidar com situações que estão fora do seu controle, como um imprevisto, mudança de última hora ou a entrega de material em um curto prazo de tempo.

Executor

Colaboradores com perfil comportamental de executor costumam ser extremamente dominantes e, por isso, normalmente, são os líderes. Esse profissional tem a característica de autoconfiança e gosta de enfrentar desafios. Além disso, é competitivo e tem facilidade em assumir riscos e defender o seu ponto de vista perante a situação.

Os profissionais executores se destacam quando o foco são os resultados, principalmente em cargos que exigem mais proatividade. A melhor forma de desenvolver essas características é dar o feedback motivador. Isso porque, o profissional executor tende a ter dificuldade com a comunicação, que muitas vezes pode ser agressiva.

Quais os benefícios de mapear o perfil dos colaboradores?

O mapeamento dos perfis comportamentais permite que os gestores identifiquem as características de cada colaborador, incluindo o poder de persuasão e comunicação, capacidade de tomar decisões e agir sobre pressão.

Com base nas características de todos os colaboradores é possível melhorar os pontos fracos de cada perfil comportamental. Isso traz diversos benefícios para empresa.

Autoconhecimento

Mapear o perfil comportamental dos colaboradores permite que eles tenham autoconhecimento. Por meio dele é possível enxergar com clareza as características e os talentos, além das limitações e motivações.

Com base nessas informações é possível que a empresa conheça os seus colaboradores e com isso saiba identificar e tratar estratégias efetivas para melhorar o ponto fraco deles.

Motivação dos colaboradores

Ao traçar o perfil comportamental dos colaboradores é possível compreender em que funções e quais condições do colaborador ele se sobrepõe melhor. Isso significa motivá-lo para executar as tarefas do dia a dia.

Ao perceber que a empresa se importa, o colaborador se sente mais entusiasmado e engajado com as tarefas da instituição. Além disso, ao entender as características do profissional, a organização consegue trabalhar e lidar com os pontos fracos dele. Por meio disso, é possível promover ações de capacitação e planos da carreira, de acordo com perfil comportamental de cada um.

Diminuição do turnover

O turnover está relacionado ao índice de rotatividade dos colaboradores da empresa. Quanto maior a taxa, mais forte é o indicativo de que a saúde organizacional da empresa não vai bem.

Quando uma empresa mapeia o perfil comportamental dos colaboradores, ela busca entender as características deles e, consequentemente, pretende realizar projetos para melhoria das fragilidades de cada um. Isso é um demonstrativo de que a organização se preocupa com as pessoas e isso faz com que eles se sintam mais confiantes em continuar, o que tende a diminuir a rotatividade.

Portanto, podemos concluir que uma empresa que se preocupa com os colaboradores tende a se sobressair no mercado. Ao entender que todo profissional tem características específicas, que atuam melhor em algumas áreas e precisam ser desenvolvidos em outras, a organização consegue mapear o funcionamento da equipe e onde cada colaborador tende a se destacar.

Uma organização que busca entender o que é perfil comportamental tende a ter um melhor clima organizacional, profissionais engajados com o trabalho e maior retenção de talentos.

Gostou do conteúdo? Então, aproveita e conheça também o Profiler Sólides: solução em perfil comportamental!

Este conteúdo foi desenvolvido originalmente pela equipe da Sólides, empresa que oferece plataforma completa de Gestão de Talentos com People Analytics e Gestão Comportamental.





© 2023 por Hub Education.

Comunidade de educação continuada.

Siga a gente:

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon