© 2023 por Hub Education.

Comunidade de educação continuada.

Siga a gente:

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
Buscar
  • Hub Education

Você já ouviu falar sobre Lean?

Atualizado: há 4 dias



Lean é um método desenvolvido para reduzir gastos com base em uma manufatura enxuta, tudo isso de acordo com os tipos de desperdícios que existem e podem ser evitados (tempo de espera, inventário, superprodução, transporte, excesso de processamento, movimento e defeitos), ao evitá-los é possível aumentar a produtividade e consequentemente melhorar a qualidade do serviço já que é reduzido o tempo e custo da produção.


Essa Manufatura Enxuta foi desenvolvida por Taiichi Ohno, executivo da Toyota, após a Segunda Guerra Mundial, no período de reconstrução do Japão. O método ganhou visibilidade quando foi pauta do livro “A Mentalidade Enxuta nas Empresas Lean Thinking: Elimine o Desperdício e Crie Riqueza” de James P. Womack e Daniel T.


Dentro do Lean existem diversos insights, mas para começar a colocar esse processo em prática é necessário:


Estimular a Equipe: todos os resultados de uma empresa são consequência de um trabalho em equipe, por isso é importante fortificar a ideia do Lean para que a equipe possa se adequar dentros dos padrões e gerar resultados com esse mindset.


Produzir com Qualidade: um dos principais aspectos da metodologia Lean é a qualidade, existem diversas formas de alcançá-la partindo dos princípios que o método prega, como por exemplo a redução do tempo de produção.


Tempo de Entrega: com a redução do tempo de produção citada no item anterior, é possível oferecer uma otimização do tempo de aguardo da entrega, isso acaba agregando credibilidade à produção e consequentemente valor.


Flexibilidade: para implantar o método é necessário ter em mente que não existe um padrão a ser seguido que não possa ser modificado para se obter êxito, por isso é necessário ter uma mente flexível para desenvolver novas ideias que acompanhem o ritmo que é demandado em determinado momento.


Dentro do filosofia Lean, além da Manufacturing que falamos até aqui, existem as seguintes aplicações:


Lean Office: onde o método é aplicado em escritórios ou áreas administrativas, o fluxo de valor passa a ser as informações que são recorrentes.


Lean Construction: é voltado para a construção civil, onde o foco é a agilidade de entrega e produtividade dos meios usufruídos, evitando também o desperdício.


Lean Healthcare: aplicada à área da saúde com intuito de economizar recursos e melhorar o serviço oferecido dentro dos setores.


Lean Logistic: serve para mapear o fluxo de valor dentro das operações logísticas de uma empresa, assim reduzindo custos.


O método Lean é efetivado dentro de um processo quando os passos citados anteriormente são seguidos, para isso é necessário identificar qual é o objetivo a ser alcançado e priorizar as atividades que facilitam o percurso.


De certa forma o método possibilita uma visão diferente ao negócio, já que uma ação pode levar a resultados positivos que antes nem eram esperados, como por exemplo: reduzindo a produção excessiva que causa desperdícios é possível otimizar custos, e o incentivo aos funcionários gera rendimento, portanto tudo se interliga, o que acaba chegando ao ponto chave de toda empresa, o lucro.





9 visualizações